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Um ebook pra chamar de seu


É muito provável que você já tenha visto por aí que compartilhar o seu conhecimento é a grande chave para conquistar o público nas redes sociais. Bem possível também que tenha esbarrado na orientação de gravar vídeos para explicar sobre o assunto que você domina, e tenha postergado uma oportunidade por conta de não ter facilidade em aparecer nas telas.


Pois bem. Há outras formas de compartilhar seu conhecimento. E uma delas é o ebook. Faz pouco tempo que trabalhei em um projeto digital com o médico cirurgião e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Dr. Fábio Strauss. Escrever um ebook era um projeto antigo dele e, como sua assessora de comunicação, eu pude acompanhar de pertinho a realização.


A partir dessa e de outras experiências, venho dividir com vocês algumas dicas para quem também planeja investir neste produto digital que faz tanto sucesso em plataformas como o Hotmart – onde é possível vender seu ebook; e também é grande ferramenta de atração de leads para o seu site:



1. Defina o tema: precisa ser algo que você domina, obviamente. Mas por mais óbvio que pareça para você, seu conhecimento vai ser novidade para outra pessoa. Há ebooks sobre cuidar de violetas, ou como ficar milionário.


2. Saiba com quem você quer falar: independente do tema, ele precisa ser traduzido para a linguagem da sua persona. Caso contrário, o conteúdo não vai ser absorvido pelo leitor. Dica especial: se estiver em dúvida sobre o tema, dê uma pesquisada no Google Trends e confira os termos de interesse do seu público.


3. Planeje a estrutura: com os tópicos definidos, fica mais fácil desenvolver o conteúdo. É importante traçar uma linha de entendimento sobre o tema, como um livro ou um filme: com início, meio e fim. Ter um índice é sempre bom para guiar o leitor.


4. Peça ajuda: você domina o assunto, mas talvez não tenha facilidade em colocá-lo nas palavras certas. Ou não tenha experiência em diagramação. Ou ainda, tenha medo de ter escrito algo errado e passar uma imagem ruim ao seu leitor. Em qualquer um dos casos, você pode contar com a assessoria de um profissional da comunicação para ter um ebook de alta qualidade.


5. Divulgue: seu ebook pode ser parte de variadas estratégias. Pode ser um produto digital de venda, ou um conteúdo gratuito de um plano de inbound marketing (com foco na atração da audiência). A partir desta escolha, você estabelece as melhores formas de divulgação, que podem passar por anúncios nas redes sociais, email marketing, landing page ou assessoria de imprensa.


PS.: O ebook “Cirurgia Bariátrica Sem Mistérios” do Dr. Fábio Strauss foi divulgado através de uma ação especial de assessoria de imprensa. Mas isso é tema para um próximo post. Até lá!


 
 
 

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