top of page
Buscar

Entrevista: tudo sobre fotos para seu perfil


Como falamos pelo Instagram, ter uma foto caprichada - leia-se feita por um fotógrafo profissional - agrega (e muito) na sua imagem.


Para ver que esse universo não é lá um bicho de sete cabeças e que, sim, toda profissão pode ser muito bem explorada em um ensaio corporativo, confira a entrevista com o fotógrafo Zé Roberto Muniz, de Novo Hamburgo (RS), que comanda também o Pro Perfil, especializado em retratos corporativos:


É melhor fotografar no estúdio ou no ambiente de trabalho?

Zé Roberto - Isso vai muito de acordo com o que o cliente está procurando. Se a pessoa tem um espaço de trabalho bacana, quer mostrá-lo para seus clientes e faz questão de fotografar nele, acho interessante e muito válido.

Podemos fazer fotos em salas de reunião, na mesa e cadeira do seu escritório, ou ambiente característico de sua profissão. Geralmente, fotos no ambiente de trabalho são para sites, geração de conteúdo de blogs, banners de Facebook e outras aplicações com visualização mais ampla. Já para fotos de perfil de Instagram, WhatsApp, Linkedin, ou até mesmo envio para uma matéria em revista ou jornal, eu acho a foto em estúdio mais interessante. Isso porque nela o assunto principal é a pessoa. A imagem não conflita com o fundo. Em nosso projeto Pro Perfil, fotografamos muito em estúdio. Gosto muito do resultado, pois conseguimos criar uma identidade própria em nossos retratos. Consigo um ótimo controle de luz e, por ser um ambiente reservado, muitas vezes fica mais fácil da pessoa se sentir à vontade.


Como escolher as roupas para as fotos?

O ideal para fotos de perfil são roupas de cores neutras e, de preferência, sem estampas. Em relação às peças para utilizar na sessão, vai de acordo com a profissão, ou gosto da pessoa. Podemos fazer alguns cliques mais formais com terno e gravata, outros apenas com uma camisa, ou até mesmo com uma camiseta lisa, que dá um toque bem informal e descolado. Para as mulheres, vale a mesma dica: fotografo muito começando com um terninho, depois com camisas lisas, ou até mesmo vestidos de cores neutras.

Ainda podemos fazer alguns cliques que remetem direto à profissão, como médico de jaleco, ou um chef de cozinha com seus acessórios.





E se forem profissões criativas?

Existem também os casos das pessoas que realmente querem causar impacto. Na maioria, artistas, pessoas que trabalham com moda, influenciadores e outras pessoas que lidam com um universo mais criativo. Nesses casos, tudo é permitido. Estampas, adereços e referências inúmeras permeiam esse universo.

Para a grande maioria dos fotografados em nosso estúdio, o que eu indico trazer são umas três opções de roupas, com as quais podemos gerar cliques do formal para o descontraído.


Não sei como posar. O fotógrafo vai orientar? Isso acontece muito aqui no estúdio. Para as pessoas que precisam de ajuda, eu costumo sempre mostrar algumas referências de poses e, a partir delas, vamos desenvolvendo.

As primeiras fotos da sessão sempre são para quebrar o gelo e deixar um ambiente leve e descontraído. Existem algumas pequenas dicas e técnicas que eu passo e que são bem fáceis de executar, mas que impactam bastante no resultado. Para as mulheres, como saber a dose certa da make e do penteado?

Essa também é uma questão que depende muito do estilo da pessoa. Mas no geral, eu sempre indico uma maquiagem leve, que remeta ao dia a dia. O cabelo deve estar ajeitado; eu cuido muito na hora da captação para que ele não esconda a nossa modelo e que fique bonito, com um bom volume. Muitas vezes fazemos opções de cabelo solto e também preso.



Quais elementos podem agregar no momento da foto?

Acho bastante válida a utilização de acessórios que remetam à profissão da pessoa fotografada. Às vezes, não precisa nem ser acessório, mas um gesto. Exemplos: - Fazer uma foto apontando para o lado (prevendo já a inclusão de algum texto); - Fazer fotos olhando para o lado, ou para cima (prevendo alguma frase na montagem de um card);

- Fotos com expressões diferentes, como sorriso escrachado, mãos em primeiro plano, cara de pensativo... Quem seleciona as melhores fotos? Quais aspectos devem ser levados em conta na seleção?

Quem escolhe as fotos é o próprio cliente. Nós geramos as provas em nosso estúdio e encaminhamos para ele. São fotos em baixa resolução e com um tratamento muito básico, servem apenas para o cliente escolher quais ele vai querer e, a partir daí, procedemos com o tratamento final das imagens.

Para a escolha final, eu indico sempre que a pessoa pense onde ela vai utilizar as imagens. Ter opções mais formais, outras mais descontraídas. Roupas diferentes são interessantes nas opções finais também.


*Ilustram a entrevista os cliques que o Zé Roberto fez de dois grandes parceiros meus, Dr. Nelsoni de Almeida e Dr. Fábio Strauss.

 
 
 

Comments


“Atenção: Nós não compartilharemos seu contato com terceiros. O tratamento de dados nesta empresa acontece em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Você está seguro(a) e poderá se descadastrar a qualquer momento.”
bottom of page